1ª Edição 2010

O projeto








O “Expresso Literário – Edição Ponto de Leitura” vai inserir a leitura de poesias no cotidiano dos usuários de ônibus de Uberlândia. 



Primeiramente, o projeto abre um Concurso Literário para selecionar 24 poemas curtos de 12 escritores residentes em Uberlândia, os quais serão publicados em uma edição de Livro de Bolso, dividida em 02 volumes com 06 autores em cada. 



Em cada volume serão publicados 12 poemas curtos, com no máximo 07 versos, possibilitando que o livro seja lido integralmente em poucos minutos, não precisando gastar o precioso tempo do dia-a-dia. 


Para marcar o lançamento de cada volume, o Grupo Vão de Teatro apresentará intervenções cênicas sobre um poema de cada volume no Terminal Central de ônibus de Uberlândia, durante 02 dias de evento, quando também promoverão a distribuição dos exemplares para a população da cidade. 

Além disto, recipientes de coleta dos livros serão afixados no Terminal Central, para que a pessoa possa deixar o exemplar e assim outro leitor possa pega-lo para ler, promovendo um rodízio de leitores e uma ação consciente de reaproveitamento de material. 

Com isto, o projeto pretende estimular a produção literária e despertar o interesse pela leitura em geral na população de Uberlândia, misturando as artes cênicas com a literatura e inserindo-a no cotidiano de uma grande estação de ônibus, onde circula grande parte da população da cidade. 

LEIA SEM PARAR...



Confira os selecionados do concurso literário
1ª edição 2010



O Expresso Literário: Edição Ponto de Leitura informa o resultado do concurso literário realizado na cidade de Uberlândia-MG. Dentre os inscritos, foram selecionados 12 escritores, que tem de 11 a 74 anos, sendo que 06 destes poetas receberão a indicação “Jovem Escritor” por estarem dentro da faixa etária de até 24 anos de idade.



Os 12 poetas selecionados são:



- Désio Ferreira de Alcântara

- Gabriel Ramos da Silva
- Gabriella Campos Sousa
- Iolanda Silva Barbosa
- Jonas Miguel Pires Samudio
- Juliana Vittorazze Schroden
- Larissa Campos Sousa
- Leon de Aguiar Martins
- Maikon Bernardes Barros
- Matheus Dias Araújo
- Nilma Marques dos Reis Vicente
- Vitor Cunha de Freitas

Cada escritor terá os 02 poemas inscritos no concurso publicados em um volume do livro de Bolso “Expresso Literário”. Os 02 volumes que compõem esta edição do projeto serão lançados e distribuídos gratuitamente no mês de Maio no Terminal Central de Uberlândia.

A produção do projeto agradece a todos que fizeram suas inscrições no concurso e que ajudaram a divulgá-lo, em especial aos professores das escolas de Uberlândia que estimularam seus alunos a escreverem poesias e a se inscreverem no concurso literário.

A Comissão de Seleção foi formada por Geórgia Teixeira (escritora e co-editora da Adegardente) e Marcus Tulius Morais (escritor, co-editor da Adegardente e proponente do projeto).